quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aulas de química


A Química do Amor


Esta aula se torna interessante para iniciar a química orgânica pois desperta no aluno interesse pelo tema. 

        Durante muitos anos acreditou-se que o homem não poderia sintetizar certas substâncias em laboratório. Essas substâncias em geral eram compostos com fórmula e estrutura complicadas, encontradas nos seres vivos. A explicação imaginada pelo químico Berzelius (1779-1848) era que os organismos vivos possuíam uma “força vital” que lhes permitiriam produzir tais substâncias.
        Essa ideia começou a ser derrubada em 1828 quando o químico alemão Friedrich Wöhler descobriu que aquecendo o cianato de amônio (composto inorgânico) ele se transformava em ureia (composto orgânico encontrado na urina de mamíferos, pássaros e alguns répteis, bem como no leite e no sangue).
        Da análise dos compostos orgânicos, Antoine L. Lavoisier descobriu que todos eram constituídos pelo elemento carbono (juntamente com o hidrogênio).
        Atualmente, define-se a Química Orgânica como a Química que estuda os compostos de carbono1.
        Além do carbono, o hidrogênio está presente em quase todos os compostos orgânicos. Mas, cuidado, nem todo composto que contém carbono é orgânico (e você já conhece vários deles).

  

Super Trunfo com Tabela Periódica

Interessante a maneira de jogar e fazer com que o aluno adapte o jogo dentro do contexto do conteúdo. 
Inspirados em diversos artigos e trabalhos (V. Recursos complementares), a proposta dessa aula é abordar de forma lúdica algumas informações sobre a Tabela Periódica e propriedades dos elementos químicos de forma a despertar a curiosidade nos alunos e agregar conhecimento.
Nessa atividade, usaremos cartas que estampam elementos químicos e algumas propriedades ou informações de acordo com os conteúdos que estamos a trabalhar (acesse http://khemis.vilabol.uol.com.br/jogusQ2.html para conferir um modelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.